Expectativa e realidade de estar sozinho

Imagem

Ser filha única sem dúvida nos dá uma vantagem na vida: lidar bem em fazer coisas sozinha.
As férias de final de ano em que os amiguinhos viajavam e você ficava sozinho jogando video-game, lendo livros, montando quebra-cabeças de milhares de peças ou assistindo filmes são exemplos das coisas simples que me dão um prazer imenso até hoje, pasmem, mesmo sozinha.

A questão é que a meu ver existe um olhar errado das pessoas quando veem alguém desacompanhado. É como se um peso extra a esta situação surgisse porque a única explicação plausível é porque esta não conquistou na vida alguém que quisesse estar ao seu lado. Interiormente, uma falsa crença de que para fazer qualquer coisa sozinha exija uma coragem.

Digo isso porque tenho amigos que não se imaginariam indo a um show ou ao cinema sozinhos. Que deixam de ir porque não tem companhia. Almoçar na praça de alimentação de um shopping é aterrorizante. É intrigante isso e acredito que se você não é esta pessoa, provavelmente conhece alguém assim.

Experiências culturais são particulares, por mais que amigos ou namorados sejam pessoas afins, vejo gostos como fragmentos de personalidade. Por mais que o outro se assimile, dificilmente a maneira a qual as coisas nos afetam são absorvidas igualmente. É extremamente pessoal a maneira que saio para fotografar, interpreto um livro, como uma comida gostosa, ouço uma música enquanto almoço sozinha no shopping, assisto a um seriado do Joss Whedon, um show do Guns N’ Roses ou um filme do Quentin Tarantino me afetam – não mais forte ou mais claro, apenas diferente, e provavelmente será para qualquer um.

Quando você se conhece é natural o instinto de ser verdadeiramente independente. Estamos todos sozinhos e as experiências são isoladas. Nos conhecermos é a resposta para nos tornarmos cada vez mais completos e interessantes. Dividir a vida é consequência por sermos seres sociáveis, jamais uma amarra ou condição.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s